BASE DE CONHECIMENTO

Tutorial: como configurar Outlook 2010

Neste breve tutorial, vamos lhe ensinar a configurar o seu Outlook 2010 para enviar e receber e-mails hospedados no servidor da Cajamar NET. Siga os passos com cuidado para realizar uma configuração correta.

1º) Abra o Outlook 2010. Esse outlook é facilmente localizado em seu sistema por esse ícone:


2º) Na parte principal do Outlook, no canto superior esquerdo selecione "Arquivo" e depois em "Configurações de Conta", conforme imagem abaixo.



3º) Conforme a imagem exemplo abaixo, selecione a opção "Novo..." no canto superior esquerdo.



4º) Na próxima tela você deve ignorar todas as opões e selecionar "Definir manualmente as configurações do servidor ou tipos de servidores adicionais" e clicar em avançar, conforme mostra a aimagem abaixo.



5º) Após ter clicado em avançar, você deve selecionar a primeira opção "E-mail da Internet" conforme imagem abaixo e clicar em "Avançar". Você seguirá a próxima etapa.



6º) Você chegará na janela abaixo. É a partir daqui que o grosso da configuração começa:



7º) Conforme imagem acima, você deve informar os dados de acesso ao endereço de e-mail. Em "Nome" coloque o nome que você deseja que apareça para a pessoa que receber as suas mensagens. No campo "Nome de Usuário" você deve informar o seu endereço de e-mail completo.  No campo "Senha" você deve informar a senha de acesso ao endereço de e-mail. Não esqueça de criar a conta de e-mail no Painel de Controle CPanel. É lá também que você escolhe as senhas de acesso a cada Caixa Postal criada.

Repare que logo abaixo tem uma caixa de seleção com as opções de protocolo de conexão. Você tem duas opções possíveis de uso que é POP3 ou IMAP.

A diferença de uma para a outra é a forma como as mensagens serão tratadas.

Em POP3 o seu Outlook irá baixar todas as mensagens para o seu computador e manter amazanadas no seu computador, na sua HD. Isso torna o Outlook mais rápido uma vez que as mensagens ficarão salvas na base de dados nativa do Outlook, mas tem a desvantagem de apagar a mensagem do servidor após ter feito o download.

Em IMAP o seu Outlook irá funcionar como um agregador de mensagens, ou seja, tudo ficará salvo no servidor e ele funcionará como um leitor do que está lá. Esse protocolo é a melhor escolha caso você queira ter vários Outlooks (em vários computadores) configurados utilizando o mesmo endereço de e-mail ou se você também optar por enviar e receber mensagens utilizando um aplicativo leitor de e-mails pelo celular. Uma vez que tudo ficará armazenado no servidor, todas as mensagens serão sincronizadas em todos os dispositivos configurados para um determinado endereço de e-mail.

Utilizar IMAP é uma boa escolha porque se der uma pane no seu computador e você precisar formatá-lo, ao reinstalar tudo e configurar o Outlook novamente as suas mensagens serão recuperadas porque elas estarão arquivadas no servidor. Mas essa segurança tem uma desvantagem: por armazenar tudo no servidor essas mensagens consumirão boa quantidade do espaço em disco da sua hospedagem, então verifique periodicamente a situação do seu plano e se necessário apague as mensagens para liberar espaço ou contrate um plano de hospedagem de maior capacidade.

Neste nosso exemplo estamos configurando em POP3.

Na parte de "Informações do Servidor" você deve preencher os dois campos com "mail.seudominio.com.br" onde seudominio.com.br é o endereço do site que você tem hospedado aqui com a Cajamar NET.

Após preencher tudo corretamente, você deve clicar em "Mais Configurações" para seguir à próxima etapa. Você chegará a janelinha conforme imagem abaixo.



8º) Nesta janela, clique na aba "Servidor de Saída" e marque a opção "Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação" ou então você não conseguirá enviar e-mails. Após isso clique em "Avançado" para ajustar as configurações de porta de conexão. Você chegará à janela conforme imagem abaixo.



9º) Mais configurações importantes precisam ser feitas aqui, ou seu e-mail não irá funcionar. Nosso servidor trabalha com criptografia para garantir que suas mensagens são seguras e ninguém será capaz de interceptá-las. Repare na foto acima que você precisa marcar a opção "Esse servidor requer uma conexão criptografada SSL". Abaixo no ítem "Usar o seguinte tipo de conexão criptografada" na caixa de seleção você deve selecionar "SSL".

Em "Servidor de entrada POP3" você deve informar a porta de conexão. Muito cuidado aqui nesta fase pois as portas são diferentes se você usar POP3 ou IMAP.

Se você estiver usando POP3 coloque a porta 995
Se você estiver usando IMAP coloque a porta 993

Já no campo "Servidor de Saída (SMTP)" você deve informar a porta "465".

No campo "Entrega", na parte de baixo da janela, você pode marcar como mostra na foto ou deixar essa opção desmarcada. 

Após preencher tudo corretamente, clique em "OK" que você voltará para a janela do 6º passo. Clique em avançar e o Outlook tentará fazer uma conexão de teste.



Ao realizar os testes com sucesso você poderá concluir a operação de configuração conforme a janela abaixo.



Configuração realizada com sucesso. Você já estará ápto a enviar e receber e-mails utilizando seu Outlook 2010 pelos servidores da Cajamar NET.





Leia Também

 

Atendimento no WhatsApp
Nossos clientes não passam sufoco! Conte com ajuda dos nossos especialistas no assunto! Se você não é cliente traga seus sites para nossos servidores!
Ajuda à Clientes
Chame um Especialista