BASE DE CONHECIMENTO

Modos de transferência do FTP – Passivo e ativo

Basicamente, há dois modos de transferência de arquivos no FTP, são eles: Passivo e ativo. No modo ativo, o responsável por “administrar” a conexão é o servidor web. Isto é, ele impõe suas regras de conexão para o computador que está tentando se conectar a ele. Já no passivo, o computador do usuário tem mais autoridade. Veja mais abaixo:

Modo de transferência ativo
É quando o servidor web – onde estão os arquivos guardados em FTP – é a autoridade na conexão. Sendo assim, sempre são usadas as portas definidas pelo servidor. A porta para transmissão de comandos é a 21, já a porta padrão de transferência de arquivos é a 20. Quando habilitado o modo ativo, o servidor define qual porta do computador do usuário receberá o tráfego de dados. Dessa forma, se o seu computador possui algum firewall bloqueando portas altas, você pode até conseguir se conectar ao FTP, mas não conseguirá ver, enviar e receber dados.

Modo de transferência passivo
Esse costuma ser o modo padrão na grande maioria dos softwares de FTP, pois a transferência é comandada pelo próprio aplicativo/computador do usuário.

Neste modo, a transferência de arquivos e feita para qualquer porta alta do servidor web – essa porta é definida pelo aplicativo FTP. Dependendo da configuração do servidor, estas portas altas (como 60233 e 61932, por exemplo) podem estar fechadas para garantir uma maior segurança. Geralmente, em ambiente Linux, é comum utilizar passivo pois o servidor possui um nível de segurança maior. Já na plataforma Windows, isso pode ser diferente.




Leia Também

 

Atendimento no WhatsApp
Nossos clientes não passam sufoco! Conte com ajuda dos nossos especialistas no assunto! Se você não é cliente traga seus sites para nossos servidores!
Ajuda à Clientes
Chame um Especialista