BASE DE CONHECIMENTO

Como ativar a verificação em duas etapas no cPanel

A verificação em duas etapas é uma ótima maneira de adicionar uma camada extra de segurança ao seu painel de controle de hospedagem.

Para utilizar esta funcionalidade, necessitará de um Smartphone e de uma aplicação que tenha suporte a (TOTP - Time-Based One-Time Password), ou seja, uma password com limite de tempo que só será utilizada uma vez.

Um exemplo de app que pode utilizar é o Google Authenticator 

Faça login no cPanel da sua hospedagem. No painel de controle, localize a seção Segurança. Lá, procure pela opção Autenticação de dois fatores  e clique nela.

Você será redirecionado para a tela de configuração de verificação em duas etapas. Nela, clique na no botão Configurar autenticação de dois fatores.

Será apresentado duas opções que realizam o processo. Explicaremos cada uma delas abaixo para você saber como ativar verificação.

Na Etapa 1, as opções que você pode usar para ativar verificação em duas etapas são:

Opção 1: Escanear um QR Code (se você tiver um leitor dessa ferramenta no seu celular).

Opção 2: Inserir uma chave gerada (encontrada logo abaixo do símbolo do QR Code).

Com o Google Authenticator instalado e configurado no seu smartphone, abra o aplicativo. Vão aparecer duas opções para você escolher. São elas:

Ler um código de barras (o QR Code anterior)

Digitar uma chave fornecida (a chave mencionada logo acima)

Use qualquer uma destas opções para fazer a ligação entre o cPanel e o aplicativo automaticamente. O aplicativo vai, então, gerar uma combinação de 6 dígitos.

Esses dígitos precisam ser inseridos no seu cPanel para completar o processo. Essa é a Etapa 2 do processo.

Em seguida, clique em Configurar autenticação de dois fatores.

Você acabou de ativar verificação em duas etapas no cPanel. Veja a mensagem de confirmação abaixo para conferir que tudo deu mesmo certo.

Toda vez que você for fazer o login no cPanel, você terá que digitar os 6 dígitos que estão sendo mostrados no Google Authenticator no seu smartphone.

Obs. Só não perca seu smartphone para ter sempre os códigos em mãos.




Leia Também

 

Atendimento no WhatsApp
Nossos clientes não passam sufoco! Conte com ajuda dos nossos especialistas no assunto! Se você não é cliente traga seus sites para nossos servidores!
Ajuda à Clientes
Chame um Especialista