BASE DE CONHECIMENTO

O que é servidor Linux e como ele funciona ?

O Linux é um software livre, permitindo que qualquer pessoa utilize, estude, altere, e distribua diferentes versões do seu código-fonte. 

O termo GNU/Linux é empregado para caracterizar qualquer sistema operacional do tipo Unix que utiliza o núcleo Linux, assim como, programas de sistema GNU. Pelo fato de existirem muito poucos exemplos de sistemas com núcleo Linux sem programas GNU, os termos GNU/Linux e Linux são utilizados como sinônimos na maioria das vezes. 

O sistema Linux foi projetado por um nicho de progamadores independentes através de computadores pessoais. Posteriormente, grandes empresas de T.I. passaram a contribuir para o desenvolvimento do Linux, tais como: IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard e Novell. A participação destas empresas transformou o Linux no principal sistema operacional para servidores. 

Atualmente, 80% dos Hostings mais confiáveis utilizam o Linux como sistema operacional de servidores web. 

O sistema Linux é multiplataforma, pois funciona no maior número de arquiteturas computacionais possíveis. O Linux é utilizado como sistema operacional em diversos tipos de equipamentos, desde supercomputadores até celulares. No mercado de computadores pessoais, vários fabricantes de PCs já disponibilizam uma versão do Linux como sistema operacional. 

O Kernel de um sistema operacional representa a camada mais baixa de interface com o Hardware, é o gerenciador de recursos de todo o sistema. No Kernel são definidas as funções para operação com periféricos (mouse, teclado, discos, impressoras, etc), gerenciamento de memória. Ou seja, o Kernel é um conjunto de programas que fornece aos aplicativos uma interface para manipulação dos usuários do sistema. 

Inicialmente, o Kernel do Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds do Depto. de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia. Auxiliado por progamadores voluntários através da Usernet, Linus Torvalds começou a escrita do Kernel como um projeto particular, inspirado no interesse pelo Minix (um pequeno sistema UNIX projetado por Andrew S. Tanenbaum). 

Em 05/10/1991, Linus Torvalds lançou oficialmente a primeira versão do Linux, especificada como 0.02. A partir deste fato, inúmeros progamadores tem contribuido para o desenvolvimento do Linux. Os colaboradores do Linux são encontrados em várias regiões do mundo. 

A mais recente versão do Linux (2.6.19.1) foi anunciada em 11 de Dezembro de 2006. 

Atualmente, o sistema operacional GNU/Linux é distribuido por organizações do mundo todo, que se baseiam no núcleo Linux para desenvovimento de softwares. As mais famosas companhias que desenvolvem e distribuem o GNU/Linux são: Red Hat, SuSE, Mandriva (resultado da fusão entre Mandrake e Conectiva). 

Alguns softwares alternativos de GNU/Linux são elaborados por comunidades. Destes projetos, ganham especial destaque os sistemas Debian e Gentoo. Contudo, uma outra versão do Linux chamada Slackware também pode ser utilizada. O Slackware é distribuido por Patrick Volkerding. 

O perfil de usuários do Linux é formado por pessoas com mais conhecimentos técnicos, caso a comparação seja feita com os sistemas operacionais concorrentes (Microsoft Windows e Mac OS). Porém, com a crescente adoção dos fabricantes de PCs ao Linux, a tendência é que grupos de usuários não tão especializados tornem-se capacitados à manipular o Linux. 

Concluindo, o Linux é um sistema operacional completo que vem ganhando um número cada vez maior de adeptos. A crescente popularidade do Linux já causa preocupações a Microsoft, que aos poucos observa a decadência de um monopólio conquistado através do Microsoft Windows. Para os amantes de computação, o surgimento do Linux marca uma notável evolução do universo das Tecnologias da Informação.




Leia Também

 

Atendimento no WhatsApp
Nossos clientes não passam sufoco! Conte com ajuda dos nossos especialistas no assunto! Se você não é cliente traga seus sites para nossos servidores!
Ajuda à Clientes
Chame um Especialista