BASE DE CONHECIMENTO

Quem registra os domínios de Internet no Brasil ?

O Registro.br é o orgão responsável pelo controle de domínios criados no Brasil. O Registro.br, também conhecido como FAPESP (antigo nome dado ao orgão), regulamenta e monitora todas as atividades de registro e manutenção de domínios do tipo .BR. 

Para registrar um domínio com o Registro.br, é necessário possuir uma conta cadastrada junto a este orgão. A solicitação de registro de domínio pelo site do Registro.br (http://www.registro.br) é realizada através de um ID e SENHA definidos exclusivamente para a conta cadastrada. O cadastro no sistema do Registro.br é disponibilizado tanto para Pessoa Jurídica quanto para Pessoa Física, dependendo da estratégia a ser adotada pelo administrador da conta. 

O Registro.br períodicamente cria um conjunto de novas leis e regras, as quais todas as empresas de T.I. estão sujeitas. Estas leis/normas são formuladas internamente pelo Registro.BR com o objetivo de aprimorar o controle e monitoramento das atividades ligadas ao registro de nomes de sites na internet. 

Além do registro de domínios, o Registro.br disponibiliza em seu website uma variedade de outros serviços. Ao acessar o website do Registro.br (http://www.registro.br), o usuário tem a opção de fazer uma pesquisa de domínio, checando a disponibilidade do nome desejado, como também poderá encontrar informações sobre os diversos tipos de domínios existentes para registro no Brasil. O Registro.br utiliza o método de FAQ Online para divulgação de instruções sobre os serviços prestados pelo Orgão. 

Outro serviço de destaque no Registro.br é a lista de domínios em processo de liberação. Essa lista divulga uma variedade de nomes de sites que após um período de utilização não foram renovados, sendo então liberados para que outros interessados reservem o registro do domínio. 

Inicialmente, o grupo do Registro.br era controlado, desde sua fundação, pela FAPESP. Contudo, em 5 de Dezembro de 2005 o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação) assumiu a gestão do Registro.br. O anúncio da mudança estrutural na direção do orgão (Registro.br) foi feito publicamente pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), entidade máxima em nosso país na área de atividades de T.I. ligadas a internet. 

O Registro.br tem sua sede localizada em São Paulo. O contato com o Registro.br poderá ser feito via telefone de Segunda à Sexta-feira, entre 08:00h e 17:00h. 

A fim obter os dados detalhados para contato com o Registro.br, basta acessar o website do orgão (http://www.registro.br). As informações são disponibilizadas em uma página interna pelo link "Contato".




Leia Também

 

Atendimento no WhatsApp
Nossos clientes não passam sufoco! Conte com ajuda dos nossos especialistas no assunto! Se você não é cliente traga seus sites para nossos servidores!
Ajuda à Clientes
Chame um Especialista